Espaço Mulher >> Outubro Rosa - É preciso mais do que algumas palavras...



Outubro é o mês mundial de conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nós do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, estamos conscientes das reais necessidades das mulheres com câncer de mama, sabemos que é preciso mais do que algumas palavras comoventes de proteção e prevenção, é necessário um programa real de combate e prevenção, pois sabemos que as histórias de câncer de mama nem sempre tem final feliz.

É necessário mais que apenas uma política da cor rosa e do marketing, onde muitos famosos e pessoas importantes da sociedade pertencem, e quem realmente precisa e necessita é excluído.

São as experiências que não se encaixam dentro da ideologia de esperança que foi aperfeiçoada desde que o movimento cor de rosa começou, e dessas pessoas não são as histórias emocionantes que a mídia gosta de dizer.

É preciso mais que campanhas para mulheres com câncer de mama em estágio inicial, precisamos de políticas públicas e mais equipamentos para prevenção deste mal. Mulheres estão vivendo e morrendo com câncer de mama, precisamos encontrar uma forma mais abrangente de  tratamento e prevenção, menos discurso e mais ação efetiva.

Temos que reconhecer que o rosa pode ter muitos tons, alguns mais leves, outros mais carregados, mas todos com a mesma essência.

Manifestamos nosso respeito e desejo de cuidado às mulheres que tem o dom da maternidade, sendo ou não mães, que realmente transformam o mundo a cada dia com sua atuação efetiva e constante na sociedade em que vivemos.

 

 

Eunice Cabral

Presidente

   

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar