Espaço Mulher >> MENOPAUSA E CLIMATÉRIO


O que é?

A menopausa é a última menstruação da mulher.

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido a diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.

A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura.

O QUE SE SENTE?

Os sintomas mais freqüentes são:

· Fogachos ou ondas de calor, que causam uma vermelhidão súbita sobre o rosto e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração. Podem aparecer a qualquer hora e muitas vezes são tão desagradáveis que chegam a interferir nas atividades do dia a dia.
· Alterações urogenitais causadas pela falta de estrogênio que levam a atrofia do epitélio vaginal, tornando o tecido frágil a ponto de sangrar. Na vagina, a atrofia causa o estreitamento e encurtamento, perda de elasticidade e diminuição das secreções, ocasionando secura vaginal e desconforto durante a relação sexual.
· Perda involuntária de urina, alterações de humor, ansiedade, depressão, irritabilidade, insônia, diminuição do desejo sexual, osteoporose ente outros.

   

Compartilhe:
Compartilhe no Facebook
Imprimir
Voltar