Home Espaço Mulheres Menopausa: As dores e delícias da maturidade

Menopausa: As dores e delícias da maturidade

Somos e seremos sempre capazes de criar, inventar, produzir.

por Redação

É inevitável: todas nós iremos passar por ela algum dia. Aquelas que já chegaram a este período de suas vidas sabem e as mais jovens com certeza já ouviram falar sobre os mal estares, os calorões, a angústia que freqüentemente fazem parte desta grande transformação na vida da mulher.

A menopausa envolve o fim da fase reprodutiva da mulher. Este fato pode por vezes tornar-se psicologicamente doloroso para algumas, pois remete a nossa sexualidade.

Pode surgir a dúvida: será que continuo uma mulher atraente sexualmente? Será que ainda posso ser sensual, feminina? Com certeza sim.

A menopausa marca biológica e psicologicamente o fim de um período e o início de outro. Afinal a mulher já viveu muitas experiências, boa parte já tem seus filhos criados e encaminhados para a vida. Enfim, a mulher amadureceu e esta maturidade permite vivenciar novas experiências ou mesmo situações já conhecidas de maneira que na juventude não nos é possível. Então minha querida leitora, celebre a vida, a maturidade, a sua sensualidade, pois tal como a fruta madura você agora está mais bela, mais atraente e porque não dizer mais saborosa.

É necessário dizer que todas estas coisas precisam, antes de tudo, vir de dentro para fora.

As novas descobertas da medicina oferecem diversas formas de minimizar os sintomas desagradáveis. Cabe a cada uma lançar mão daquela que melhor se adéqüe ao seu organismo, buscando sempre a orientação de um médico ginecologista.

É importante também cuidar da mente e vigiar sempre os próprios pensamentos, pois a ocorrência de problemas psíquicos como a depressão é relativamente comum nesta fase.

Portanto cuide-se! Aproveite a sua  maturidade, sinta-se cada vez mais sensual e bonita, ame-se. Reserve tempo para fazer coisas que lhe de prazer, produza-se, faça coisas belas, pois o fim da etapa reprodutiva não é o fim da produtividade e da criatividade.

Somos e seremos sempre capazes de criar, inventar, produzir.

Permita-se mais do que nunca ser feliz, pois você é vitoriosa e merecedora de toda a sua plenitude.

GLAUCIA ALMEIDA – PSICÓLOGA

You may also like

Deixe seu comentário

Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco
Rua dos Bandeirantes, 388 (Metrô Tiradentes – atrás da Faculdade FATEC).
Bom Retiro – São Paulo/ SP – CEP: 01124-010 PABX: (11) 3329-6300.

Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco © 2024 Todos os direitos reservados. Portal feito com ♥ por IKOEH.com

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?